06
Out 10

O Título...

Olá a todos,

bem quanto as coisas também não estão lá muito bem encaminhadas...mas perante aquilo que já pude ir pesquisando e aquilo que gostaria de trabalhar, aponto então3 possíveis títulos...claramente possíveis de alterações bruscas e radicais (não se assustem, sou muito boazinha :))

Confesso que não me soam muito bem...mas para início acho que já dá para perceber o que pretendo.

 

  • Quadros comportamentais das gerações tecnológicas: contra-fluxos inter-geracionais;
  • Impacto da domesticação tecnológica nos fluxos inter-geracionais;
  • Mutações nos núcleos familiares, perda de autoridade perante os nativos digitais.

Abraço

Filipa Rodrigues

"Um pouco de Viseu em Aveiro"

 

 

 

 

publicado por filiparodrigues às 23:09 | comentar

Escolha do tema... :)

Olá a todos,

confesso que o desafio do professor me deixou um pouco surpresa. Ainda tenho a minha análise ao estado-de-arte do meu tema muito atrasada e apontar assim já possíveis temas, atitudes a tomar, não é tarefa fácil.

Uma coisa posso afirmar, a escolha do tema foi "amor à primeira vista". Já tinha pesquisado sobre o conceito de nativos digitais, sobre as relações que as crianças criavam com os novos media e as tecnologias. Despertou-me muita curiosidade e bastante interesse.

A escolha do tema prende-se também com um gosto particular pelas transformações que as tecnologias introduziram no quotidiano das crianças e jovens em Portugal. A grande maioria das opiniões apontam para um forte e precoce isolamento destes núcleos tendo como fieis aliados os computadores, os telemóveis, as televisões e as demais tecnologias.

Confesso que durante muito tempo também partilhei dessa opinião, mas com o passar dos tempos consegui interpretar essa "cumplicidade" como uma aproximação à inovação e uma negação à ignorância colectiva que se vai verificando.

Certo é que o isolamento se verifica, que as crianças e jovens dedicam cada vez mais tempo a descobrir as particularidades e potencialidades das tecnologias. Cabe aos pais, professores e educadores serem moderadores do tempo de entrega a essa pesquisa.

Se estou errada nesta minha posição? Poderei estar, daí que continue a ler muitos artigos e estudos que se centram essencialmente nestas abordagens para perceber os efeitos secundários (bons e maus) e arriscar traçar o perfil destas "novas gerações electrónicas".

Prometo continuar a dedicar muito tempo a perceber tudo o que envolve estas relações entre crianças e jovens e as tecnologias.

Outro aspecto que gostaria de salientar para a escolha do tema, vai ao encontro daquilo que Silverstone defende como a "domesticação tecnológica". Em conversa com a minha orientadora, percebemos que este também seria um bom rumo de pesquisa para o trabalho. Perceber até que ponto os nativos digitais são os principais "domesticadores" das tecnologias. Será que não está a surgir uma inversão ao normal rumo dos fluxos inter-geracionais?

Espero ter sido clara...alguma dúvida ou crítica..estejam à vontade...

...uma boa crítica, bem fundamentada pode ser a solução para alguns problemas :)

Abraço

Filipa Rodrigues

"Um pouco de Viseu em Aveiro"

publicado por filiparodrigues às 22:18 | comentar
30
Set 10

Primeiro contacto com a Orientadora

Olá a todos,

Do primeiro contacto com a minha orientadora posso dizer que foi “divertido”, no meio das peripécias lá conseguimos traçar as linhas iniciais do trabalho a seguir:

- continuar a fazer o levantamento da bibliografia relacionada com o tema;

- ler atentamente o documento :”E-Generation: Os usos de Media pelas Crianças e Jovens em Portugal” – estudo levado a efeito pelo Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa;

- desse artigo tentar retirar a posição que este grupo de investigadores têm acerca da temática.

Um abraço…

Filipa Rodrigues

“Um pouco de Viseu em Aveiro”

 

publicado por filiparodrigues às 11:18 | comentar

A minha Dissertação!

 

 Olá a todos!

A temática da minha dissertação centra-se num dos aspectos que mais interesse me levanta quando se fala em novos media, consumo e transformações comportamentais associados a um núcleo específico de utilizadores da sociedade.

Tem como tema geral:

"Sociedade da (In)Comunicação: Novos media e os Nativos Digitais (dos 6 aos 12 anos – 1º e 2º ciclo de escolaridade)"

Pretende-se numa proxima fase partir para as questões problema que podem complementar este tema geral.

Um abraço...

Filipa Rodrigues

"Um pouco de Viseu em Aveiro"

publicado por filiparodrigues às 10:46 | comentar | ver comentários (2)

Abertura Oficial deste espaço :)

Olá a todos,

sejam bem-vindos a este espaço que não se pretende comercial mas sim de partilha de conhecimentos, estados de humor e outros aspectos que tais...

Deixemo-nos de conversas...este é um espaço onde pretendo partilhar o que vou fazendo na minha dissertação. Que quiser pode e deve dar sugestões, criticar quando assim entender e elogiar...pouco para não ficar convencida.

Um abraço...

Filipa Rodrigues :)

"Um pouco de Viseu em Aveiro"

 

publicado por filiparodrigues às 10:37 | comentar