EU Kids online Portugal

Olá a todos,


em virtude de o meu projecto de dissertação se basear nas ligações das crianças com os novos media associadas aos quadros relacionais com pessoas mais velhas, nomeadamente os pais, interessa analisar com algum cuidado o estudo que foi iniciado em 2006 com duração até 2011  e que tem como objectivo  analisar o modo como as crianças e jovens utilizam e lidam com algumas tecnologias online.

 

O EU Kids Online pretende traçar os principais riscos a que as crianças estão sujeitas com a

com o uso das tecnologias online.

 

Do primeiro relatório elaborado entre 2006 e 2009 podemos destacar alguns dados verificados:


"Os riscos mais comuns reportados pelas crianças online são: comunicar com novas pessoas que não conhecem cara-a-cara; e ver conteúdos potencialmente nocivos gerados pelos utilizadores. É muito mais raro que as crianças conheçam um novo contacto offline ou que sejam vítimas de bullying online.


Os pais das crianças que já viveram um daqueles    riscos    não    se    apercebem frequentemente disso: 41% dos pais cujos filhos já viram imagens sexuais online dizem que eles não as viram; 56% dos pais cujos filhos receberam mensagens desagradáveis ou prejudiciais online respondem que eles não as receberam; 52% dos pais de crianças que receberam mensagens sexuais declaram que elas não as receberam; 61% dos pais cujas crianças se encontraram offline com um contacto online desconhecem esse facto. Ainda que a incidência destes riscos afecte um pequeno número de crianças em cada caso, destaca-se o elevado nível de desconhecimento dos pais."

 

Fonte: Resultados principais do EU Kids online disponível em http://www2.fcsh.unl.pt/eukidsonline/

 

Para a minha dissertação este estudo revelou-se fundamental para perceber o quão forte é a envolvente das crianças com os novos media em especial a Internet. Deste estudo retirei algumas conclusões sobre a participação dos pais na utilização da internet por parte dos filhos.

Este é um ponto de partida interessante para conseguir traçar o caminho para as minhas hipóteses de estudo.

 

Para quem gosta desta temática, se interessa ou pode ver neste estudo alguma informação útil pode ainda consultar os seguintes endereços:

http://www.youtube.com/watch?v=09Xy2LSytEU

http://www.youtube.com/user/EUKidsOnlinePT

http://www2.lse.ac.uk/media@lse/research/EUKidsOnline/Home.aspx

 

Fiquem bem :)

publicado por filiparodrigues às 22:20 | comentar