Actividade 15.10.2010 _ How B|P Researched Spore

Problema?

Fazer um teste e uma análise da envolvência dos jogadores com o jogo Spore da EA Games.

Metodologia Utilizada?

Normalmente para realizar este tipo de análise, é utilizada a metodologia de “focus groups”. Esta metodologia é conhecida por ser um “método de investigação social” (www.observatorio.pt/download.php?id=204) na qual os participantes partilham progressivamente informações e consolidam conhecimentos numa base de discussão estruturada.

Problemas desta Metodologia?

Neste caso concreto, podemos afirmar que o desconforto pelo ambiente que envolvia os participantes foi um ponto fraco. Pode ainda referir-se que neste tipo de metodologia o facto de existir algum elemento com capacidades argumentativas de destaque pode influenciar alguns participantes e ocultar pontos de vista e opiniões bem diferentes das que apresenta. Nem todas as pessoas se sentem à vontade para este tipo de discussões de grupo, compete ao moderador saber gerir de forma equilibrada as discussões.

Nova Abordagem Metodológica?

Métodos utilizados:

SNERD – Simulated Native Environment Research Division: Este método aborda um ambiente mais familiar e próximo de cada utilizador para que cada um se sinta mais à vontade para fazer os seus comentários e emitir os juízos acerca do jogo e de produto que estão a explorar.

PENS - Player Experience of Need Satisfaction: Sistema métrico de avaliação do nível de envolvimento e satisfação de cada participante perante o produto explorado.

publicado por filiparodrigues às 17:01 | comentar