Modelo de Análise
Olá a todos,
aqui fica o meu modelo de análise.
Questão de investigação:
“De que modo a utilização dos Novos Media pode afectar os fluxos geracionais.” | ||
Conceitos | Dimensões | Indicadores |
Gerações
| Uso dos Novos Media | Sexo Idade Escolaridade |
Fluxos e Contra-fluxos geracionais | Relacionamento | Autoridade Partilha de Conhecimento Partilha de equipamento |
Conhecimentos adquiridos | ||
Nível de utilização | ||
Novos Media | Internet | Tempo de Utilização
Finalidade de Utilização |
Televisão | ||
Computador | ||
Telemóvel | ||
Autonomia de Utilização | Grau de conhecimentos Necessidade de Utilização | |
Hipóteses:
1. O uso das novas tecnologias por parte das crianças dos 1º e 2º ciclos tornou-se numa prática comum. Tendencialmente eles trabalham com o computador, ligam a Internet, jogam vídeo jogos e alguns até, manuseiam um telemóvel 3G sem qualquer problema.
2. O público adulto procura conhecer as novas tecnologias e familiarizar-se com elas para de certo modo conseguirem acompanhar a evolução dos mais novos, e assim, não se sentirem ultrapassados.
3. A facilidade e o a vontade com que as crianças manipulam as novas tecnologias e a dificuldade com que uma parcela dos adultos os tentam acompanhar, trouxe para a sociedade uma variação nos fluxos inter-geracionais. No que concerne às tecnologias, em muitos casos não são só adultos que instruem os mais novos mas sim as crianças que instruem os adultos. | ||


