Metodologia do meu projecto de investigação
Ainda a aguardar mais detalhes :)
Abraço
Filipa Rodrigues
"Um pouco de Viseu em Aveiro"

Ainda a aguardar mais detalhes :)
Abraço
Filipa Rodrigues
"Um pouco de Viseu em Aveiro"

E- Generation: Os usos de Media pelas crianças e jovens em Portugal. http://cies.iscte.pt/destaques/documents/E-G
Autores: Gustavo Cardoso
Rita Espanha
Tiago Lapa
EU Kids Online: Relatório Final do período entre os anos de 2006 - 2009 http://www2.fcsh.unl.pt/eukidsonline/doc
Autores: Sonia Livingstone
Leslie Haddon
Cristina Ponte_Portugal
De referir que este é um estudo que ainda está a obter resultados pois o seu período de análise é 2006-2011.
Young People and Emerging Digital Services: An Exploratory Survey on Motivations, Perceptions and Acceptance of Risks. http://ftp.jrc.es/EURdoc/JRC50089.pdf (2009).
Autores: Wainer Lusoli
Caroline Miltgen
A Relação dos Jovens com as TIC e o factor Divisão Digital na aprendizagem. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitst
Autor: Maria da Graça Pereira
Digital Natives, Digital Immigrants. (2001) http://www.marcprensky.com/writing/Prens
Autor: Mark Prensky
Changing Paradigms from “being taught” to “learning on your own with guidance” (2007) http://www.marcprensky.com/writing/Prens
Autor: Mark Prensky
The Myth of the “Digital Natives”. (2010) http://cetpa-k12.org/dbfiles/2010-01-The
Autor: Fred Mindlin
Abraço
Filipa Rodrigues
"Um pouco de Viseu em Aveiro"


Problema?
Fazer um teste e uma análise da envolvência dos jogadores com o jogo Spore da EA Games.
Metodologia Utilizada?
Normalmente para realizar este tipo de análise, é utilizada a metodologia de “focus groups”. Esta metodologia é conhecida por ser um “método de investigação social” (www.observatorio.pt/download.php?id=204) na qual os participantes partilham progressivamente informações e consolidam conhecimentos numa base de discussão estruturada.
Problemas desta Metodologia?
Neste caso concreto, podemos afirmar que o desconforto pelo ambiente que envolvia os participantes foi um ponto fraco. Pode ainda referir-se que neste tipo de metodologia o facto de existir algum elemento com capacidades argumentativas de destaque pode influenciar alguns participantes e ocultar pontos de vista e opiniões bem diferentes das que apresenta. Nem todas as pessoas se sentem à vontade para este tipo de discussões de grupo, compete ao moderador saber gerir de forma equilibrada as discussões.
Nova Abordagem Metodológica?
Métodos utilizados:
SNERD – Simulated Native Environment Research Division: Este método aborda um ambiente mais familiar e próximo de cada utilizador para que cada um se sinta mais à vontade para fazer os seus comentários e emitir os juízos acerca do jogo e de produto que estão a explorar.
PENS - Player Experience of Need Satisfaction: Sistema métrico de avaliação do nível de envolvimento e satisfação de cada participante perante o produto explorado.


Olá todos,
depois de uma longa e forçada ausência por estas vidas, conto ainda hoje, ou amanhã fazer um ponto de situação da minha disseração bem como realizar as tarefas solicitadas pelo professor.
Na semana passada tive uma apresentação com a minha orientadora que correu bem e na qual conseguimos limar algumas arestas.
Fiquem à espera.
Filipa Rodrigues
"Um pouco de Viseu em Aveiro"

Olá a todos,
pretendo desenvolver um estudo/projecto que permita perceber e entender as transformações que ocorrem nas gerações mais jovens perante o contacto com as novas tecnologias e os novos media. Era bom se conseguisse encontrar algumas respostas para dar a pais, professores e educadores que vêem as relações das crianças e jovens com as tecnologias como uma ameaça ao seu crescimento e futuro.
Não vou acrescentar muito mais porque como já referi em quase todos os post, é bem provável que tudo isto sofra uma grande reviravolta...estará em constante mutação durante mais algum tempo (pouco espero pois isso seria mau sinal)
Abraço
Filipa Rodrigues
"Um pouco de Viseu em Aveiro"
Olá a todos,
bem quanto as coisas também não estão lá muito bem encaminhadas...mas perante aquilo que já pude ir pesquisando e aquilo que gostaria de trabalhar, aponto então3 possíveis títulos...claramente possíveis de alterações bruscas e radicais (não se assustem, sou muito boazinha :))
Confesso que não me soam muito bem...mas para início acho que já dá para perceber o que pretendo.
Abraço
Filipa Rodrigues
"Um pouco de Viseu em Aveiro"

Olá a todos,
confesso que o desafio do professor me deixou um pouco surpresa. Ainda tenho a minha análise ao estado-de-arte do meu tema muito atrasada e apontar assim já possíveis temas, atitudes a tomar, não é tarefa fácil.
Uma coisa posso afirmar, a escolha do tema foi "amor à primeira vista". Já tinha pesquisado sobre o conceito de nativos digitais, sobre as relações que as crianças criavam com os novos media e as tecnologias. Despertou-me muita curiosidade e bastante interesse.
A escolha do tema prende-se também com um gosto particular pelas transformações que as tecnologias introduziram no quotidiano das crianças e jovens em Portugal. A grande maioria das opiniões apontam para um forte e precoce isolamento destes núcleos tendo como fieis aliados os computadores, os telemóveis, as televisões e as demais tecnologias.
Confesso que durante muito tempo também partilhei dessa opinião, mas com o passar dos tempos consegui interpretar essa "cumplicidade" como uma aproximação à inovação e uma negação à ignorância colectiva que se vai verificando.
Certo é que o isolamento se verifica, que as crianças e jovens dedicam cada vez mais tempo a descobrir as particularidades e potencialidades das tecnologias. Cabe aos pais, professores e educadores serem moderadores do tempo de entrega a essa pesquisa.
Se estou errada nesta minha posição? Poderei estar, daí que continue a ler muitos artigos e estudos que se centram essencialmente nestas abordagens para perceber os efeitos secundários (bons e maus) e arriscar traçar o perfil destas "novas gerações electrónicas".
Prometo continuar a dedicar muito tempo a perceber tudo o que envolve estas relações entre crianças e jovens e as tecnologias.
Outro aspecto que gostaria de salientar para a escolha do tema, vai ao encontro daquilo que Silverstone defende como a "domesticação tecnológica". Em conversa com a minha orientadora, percebemos que este também seria um bom rumo de pesquisa para o trabalho. Perceber até que ponto os nativos digitais são os principais "domesticadores" das tecnologias. Será que não está a surgir uma inversão ao normal rumo dos fluxos inter-geracionais?
Espero ter sido clara...alguma dúvida ou crítica..estejam à vontade...
...uma boa crítica, bem fundamentada pode ser a solução para alguns problemas :)
Abraço
Filipa Rodrigues
"Um pouco de Viseu em Aveiro"